top of page

PSICOCENTRISMO FILOSÓFICO

O CONTEÚDO COMPLETO DA PSICOCENTRISMO FILOSÓFICO É EXPOSTO NO LIVRO DO SISTEMA FILOSÓFICO PSICOLOGIA PSICOCENTRISMO FILOSÓFICO OS TEXTOS AQUI APRESENTADOS POSSUEM DIREITOS AUTORAIS DO AUTOR.

 

Psicocentrismo

 

Antes de avançar nos estudos que aqui vamos desenvolver é importante esclarecer a definição do conceito Psicocentrismo, pois nosso metodo para o estudo das disciplinas Psicológicas tem fundamento em nosso método filosófico como ferramenta para desenvolver os estudos dos temas que aqui serão apresentados.

 

Conceito

 

Como conceito o psicocentrismo tem a seguinte definição:

 

Psique

 

‘Psique (do grego ψυχή, translit. psychḗ, originalmente "respiração", "sopro", por ψύχω, "eu respiro ")[1] era, entre os antigos gregos, um conceito que definia o auto ("si mesmo"), abrangendo as ideias modernas de alma, ego, mente e espírito.’.

De modo geral aqui estamos tratando de um conteúdo abstrato virtualizado embora possamos abordar fatos, e fenômenos atualizados, orgânicos e reais.

 

 

Centro:

“O centro, em geometria, é o ponto que está no meio de uma figura geométrica. É um conceito que varia em sua definição, dependendo da figura de que estamos tratando. Tal figura pode ter duas ou três dimensões.”

Como definimos em nosso trabalho: Filosofia Cronocentrica, Síntese e Sistema:

 

“CENTRO”      

           

“O próprio sujeito tomado como referência ou outro ente em relação ao sujeito no momento. Neste aspecto o sujeito é o principal órgão de ação e reação da sua própria realidade, aqui ele é o centro de gravidade de todo o conjunto da existência dos entes ao seu redor.”.

“O cronocentrismo no sentido da importância cronológica de um determinado período de tempo aqui só tem mesmo analogia, sendo o tempo e a duração do mesmo o raio que forma o corpo em termos de tamanho o que é o cronos, e os acontecimentos dentro desse tempo sendo o centro dos fenômenos ali contidos: os sujeitos, as situações e etc. desse modo também não é a importância cronológica de um determinado período da historia da humanidade ou de um lugar em particular, mas a gênese de importância universal de um sujeito no seu tempo, lugar, espaço e todo o raio existencial que o cerca.”.

“Este conjunto sistemático se baseia na vida vivida em essência e a busca por aquilo que complete a alma em seu mais intimo e profundo aspecto. Na história da filosofia todos os sistemas filosóficos de Platão, Aristóteles, Descartes, Leibniz, Kant, Hegel, Nietzsche etc., sugerem um interesse em comum: a completude ainda que os aspectos possam ser gerais ou estritos, ainda que nas suas estruturas essenciais os sistemas todos tendem a serem diferentes buscam um Sentido de completude nessa visão do todo, então todo filosofo seja um Epistemólogo, Teólogo, Ontologista, metafísico, axiólogo, Lógico, Estético, Moralista, Ético, Psicólogo, Politico, Matemático, Físico etc. trás em sua atividade a essência da universalidade um conhecimento que pode ser movimentado dentro de outra realidade sem perder seus eixos fundantes de verdade, e sua estrutura de completude influída no mesmo conjunto.”.

“O centro do interesse em qualquer realidade traz no desenvolvimento do sistema a própria estrutura de cronocentrismo existencial naturalmente, então forçar criação de conceitos apenas para preencher uma imagem estética do sistema é andar na contramão de seu desenvolvimento, o que podemos é apartir de um processo natural e fundamentar um conhecimento concreto partindo da gênese da realidade com sua estrutura real e fática.”.

“Desse modo toda a atitude em relação à totalidade dos objetos é o que torna o sujeito o centro da realidade a sua volta e toda a estrutura ao redor do sujeito, ela é periférica.”

“”A atitude em que o sujeito tem em relação a toda a totalidade da estrutura da realidade é que monta todo um sistema de categorias e de conceitos que apartir dele é que o sujeito cognoscente desenvolve um sistema de analise em relação a esta realidade.”

“Como de praxe em toda epistemologia moderna traçamos um mapa da construção da mesma para aqui fundamentar nosso metodo epistemológico.”.

ESTRUTURA ELEMENTAR DO PENSAMENTO

1.png

Conhecemos esses elementos por serem aspectos simultâneos de qualquer operação do pensamento, por em uma simples ação o pensamento conceitualiza conteúdos de informações, ou entes que são examinados diretamente da realidade, elabora e cria juízos sobre os conteúdos de informações ou entes examinados, e raciocina sobre os conteúdos de informações que são acomodados na consciência.

 

Conceitos

 

Além de conceber o conceito com elemento estrutural básico do pensamento que refinado como o atributo da inteligência é também um instrumento do pensamento nas dinamizações sobre os conteúdos, ou seja, o pensamento conceitualiza os conteúdos trabalhados nele, o conceito pode ser entendido como o processo elementar formatador de caracteres e aspetos essenciais e vitais dos entes e objetos assim com de fenômenos heterogêneos dinamizados na mente.

Juízos

 

Pode ser entendido como o trabalho elementar da mente de coletar apartir de exames da mente e elencar conceitos com determinadas finalidades, desenvolvendo articulação, comparação de forma que os juízos construídos para o estabelecimento de relações significativas entre conceitos, de forma a esquematizar juízos que funcionem como forma de coadunar de forma coerente e ajustada conceitos já definidos no trabalho de dinamização dos conteúdos, insistimos aqui que a inteligência como sede dos instrumentos de exames e analises é o centro instrumental no desenvolvimento de juízos.

 

Raciocínio

 

Entendemos o raciocínio como o principal elemento operacional da mente de forma a ter a inteligência na nossa concepção como a ferramenta central de refinação no desenvolvimento de exames e analises de relação, comparação, etc., em resumo da dialética interna da mente que vai operar em uma determinada demanda de dinamizações, o processo de raciocínio da mente vai elaborar naturalmente novos juízos apartir do resultado de dinamizações entre conceitos, juízos, entes ou objetos examinados, a forma com que o raciocínio e a própria mente se desenvolve tem como níveis de desenvolvimento os mesmo processos podem definir como centro de desenvolvimento mente e do raciocínio o próprio trabalho intelectual e de raciocínio nos processos de dinamizações em termos abstratos e concretos.

SÍDNEY DA SILVA SOUSA

SITE EM DESENVOLVIMENTO

FILOSOFIA CRONOCENTRICA SIDNEY DA SILVA SOUSA
O sistema filósofico Filosofia Cronocêntrica de Sídney da Silva Sousa pode ser considerada uma corrente filosófica híbrida.
bottom of page